Porque Uma Casa Container??

Porque uma casa container?

Nosso envolvimento com a casa container aconteceu meio que de repente, estávamos procurando há muito tempo o jeito mais econômico e sustentável de construir nosso cantinho. Vinicius Yagui e eu estamos juntos a 7 temporadas e já estava na hora de realizarmos esse sonho.

Passamos por diversos projetos, como as casas pré-montadas em madeira e alvenaria, visitamos algumas construtoras, mas não estávamos ainda decididos, faltava alguma coisa.

Como designers a estética do projeto sempre foi muito importante para nós, então os projetos com layouts pré-definidos dessas casas nos frustrava tremendamente.

Trabalhando como designer de superfície para cerâmica sempre tive contato com arquitetos, e projetos fantásticos, certo dia minha gerente voltou de Santa Catarina onde havia participado da Casa Cor de lá e trouxe com ela a revista que destaca todos os projetos expostos, ao folheá-la me deparei com o projeto da arquiteta Lívia Ferraro, que utilizando 2 containers (2,5×2,5×6,0 m) construiu um pequeno e charmoso sobrado totalmente factível de ser reproduzido.

Pedi a revista emprestada e a mostrei ao Vinnie quando cheguei em casa, ele ficou tão encantado quanto eu com a ideia e a partir daí começamos a elaborar nossa casa container e a pesquisar sobre o assunto na internet, assim descobrimos inúmeros outros trabalhos com containers que estavam sendo feitos por todo mundo, e pegando uma solução dali outra daqui fechamos o projeto.

O difícil foi encontrar um arquiteto aqui na nossa região do Alto Tietê que topasse entrar na onda com a gente, para alguns era impossível entrar na cabeça um casa feita de “lata” e porque alguém ia querer morar nela.

Até que aconteceu e finalmente encontramos alguém que topou elaborar o projeto final para aprovação na prefeitura e assuntos burocráticos. Demorou alguns meses para o projeto ser finalmente aprovado e mês a mês investirmos um pouco na nossa casa container.

O mais difícil nesse caso é encontrar mão de obra, alguém que entenda o que queremos e nos ofereça soluções ao invés de ficar com cara de WTF??

Quando colocamos os containers ouve um burburinho no condomínio, na maior parte os comentários eram do tipo “como é que eles vão morar nesse negócio” “mais que horror que coisa enferrujada!!”

Não ligamos muito para isso até porque essas pessoas realmente não conseguem ver o todo, nem imaginar o projeto pronto como nós, mas quando colocamos as portas e as janelas os comentários ficaram mais amenos e diante de algumas reportagens que passaram a tv a projeto não é mais tão estranho assim, para algumas pessoas.

Nossa ideia daqui pra frente é buscar parceiros que queiram colaborar com o projeto e futuramente trabalhar como consultores para quem quiser construir sua casa container também.

No meio de toda essa onda upcycle montamos esse blog pra fornecer ideias de como reutilizar materiais e objetos na decoração.

Temos como meta reutilizar o máximo de materiais no projeto, então, ao invés de lojas de construção, visitamos frequentemente demolidoras, antiquários e lojas de usados a fim de garimpar uma porta diferente, uma cadeira bacana e que combina perfeitamente com o conceito que queremos que tenha nossa casa.

Um pouco mais sobre o projeto.

Composto por dois container sobrepostos, um de 12×2,50×2,90 metros (HIGH 40”) e outro de 6×2,50×2,50 metros (DRY 20”).

Para o acabamento térmico e estético interno utilizaremos drywall com forro de lã de pet no térreo e lã de rocha no primeiro andar.

A casa será composta por sala e cozinha integradas, dois quartos, um banheiro, compondo 45m² de área coberta, mais uma varanda no primeiro andar e um deck totalizando 44,25m² de área externa mais o jardim que ganhará uma atenção especial com o paisagismo. Buscamos com toda essa linguagem industrial trazer o inusitado, o criativo, o divertido e arrojado.

No projeto ainda prevemos um sistema de aquecimento de água sustentável e um de recolhimento de água da chuva para manutenção do jardim e de outras áreas da casa além de uma piscina (por que a gente merece depois de tanto trabalho).

Estamos divergindo na cor final da casa, mas será algo entre o amarelo tropical e vermelho escarlate.

Com a área reduzida do container vai sobrar bastante espaço para nossos cachorros Iron e Alanis brincarem, além de nosso filho Arthur que completa agora 3 meses.

Gostou do projeto?!? Então Compartilhe!!!

  79Comments

  1. Fabiola fatica   •  

    Olá! Estou interessada em saber mais informacoes sobre essa casa container. Estou querendo construir uma, inclusive é na região do alto Tietê.
    Você poderia me passar mais informacoes sobre a sua experiência na casa container. Quais os revestimentos utilizados (pisos e paredes). Aguardo contato. Obrigada. Fabiola

  2. Olivandi   •  

    Olá! Muito legal o projeto de vcs! Mas gostaria de perguntar como foi a trasação burocratica junto a prefeitura, e o impostos que normais de uma casa se aplicam a casa container por se tratar de uma contrução-não-construção?

    Agurado retorno

    Desde já grato!!

    olivandi@gmail.com

    • patriciamelo   •     Author

      Olá Olivandi, como a aprovação aqui em Mogi das Cruzes é sobre a lei do contorno não tivemos muita dificuldade pra aprovar o projeto, todavia o projeto segue todas as regras básicas de um projeto normal, como pé direito mínimo, área de ventilação, medidas padrões essas coisas.

      Abraço,
      Patricia Melo

      • Wagner   •  

        Boa noite, eu estou tentando ingressar no ramo de casas de container pois já trabalho com drywall e isso diminuirá meu custo. Vc se incomoda de me ceder um desenho da Sua distribuição dos cômodos? Caso sim meu email é wsmrj@hotmail.com, ficou muito legal, queria ver o final já que estamos em 2016 rs

        • patriciamelo   •     Author

          Logo faremos um atualização da nossa casa Wagner, fique de olho!

  3. Camila Tirapani   •  

    Olá Patrícia!

    Adorei o post e muito legal a idéia de vocês de morarem em uma casa container. Já vi algumas matérias em revistas de arquitetura mas nenhuma mostra com mais detalhes como é o processo de “construção” de casas do tipo, mostram apenas a planta e falam de alguns acabamentos.

    Perto do meu trabalho tem uma loja container, com dois andares. Infelizmente nunca consegui entrar nela para ver melhor como as coisas funcionam, mas posso dizer que chama atenção (de um modo bom!).

    Parabéns e quero ver fotos da casa pronta e saber mais do passo a passo desta construção!

  4. santiago   •  

    Olá,estou querendo construir uma casa assim,gostaria de saber dos gastos e do acabamento,se ouve algum problema de estrutura ou revestimento,em fim se vcs não se importarem eu gostaria de conhecer o seu projeto mesmo que por foto e com detales,desde já obrigado.
    santiago.mello@hotmail.com

  5. Margarete   •  

    Olá amei, essa nova forma de construção moro em Maringá-Pr , e gostaria de saber se precisa de
    toda a burocracia, como projetos aprovação de prefeitura, e os impostos é igual para a casa em conteiner gostaria de mais informação?

    • patriciamelo   •     Author

      Sim Margarete você precisa da aprovação e tudo mais que uma moradia precisa! Estaremos lançando uma página na facebook na próxima semana, para responder essas e outras questões e prestar consultoria a quem deseja construir sua casa container!

  6. juliana   •  

    Patricia parabénssssssssss, adorei seu projeto, principalmente por ser benéfico para o meio ambiente, seu site é fantástico e está me ajudando muito pois tenho um terreno mas ainda não tenho como construir. Adorei essa idéia e quero fazer a minha casa assim. Se puder me enviar informações sobre custos, serei muito grata.
    Obrigada!!

  7. Iara Sousagar   •  

    Olá, Patrícia!

    Venho pesquisando a respeito da casa contâiner a muito tempo…sou estudante de arquitetura e urbanismo, fiz o projeto da minha casa, mas tenho algumas dúvidas com relação aos materiais utilizados no revestimento e acabamento do banheiro, dentre outras dúvidas. Moro em Belo Horizonte, e aqui nos lugares onde tenho procurado saber a respeito, eles não me informam, pois alegam que só fazem esse tipo de projeto se eles mesmos forem quem tiver feito o projeto, não aceitam usar o meu. Claro que sei, que com o meu projeto pronto elimino um grande gasto com o planejamento do projeto, pois preciso de um lugar onde eles irão apenas executar o projeto e me tirar as dúvidas que tenho. Se você puder me dar essa força…

  8. Edmilson   •  

    Gostaria de saber se terminaram a casa..

    Eu quero fazer uma .. mas ainda estou começando a pesquisar.

    Se puderem postar fotos atualizadas .. agradeceremos.

    Um abraço

  9. Ricardo Minervino   •  

    Patrícia, gostei muito do projeto de vcs!
    Não precisamos de sancas de gesso e porcelanatos para morarmos felizes!
    Gostaria de receber mais informações do projeto! Sou arquiteto, mas trabalho com cenografia, porém, gosto muito de containers!
    Grande abraço pra vcs e meus parabéns!

  10. dorothee   •  

    Olá. Moro em Bertioga, litoral paulista, e vou construir uma casa com containers. No meu caso, vou usar 4. Gostaria que vcs me informassem mais ou menos, qual será o custo total que terei, se o preço inclui o transporte dos containers e qual a cidade mais próxima de Bertioga que trabalha com isso. Obrigada.

  11. ricardo   •  

    olá, como anda a construção? tem fotos atuais, está ficando bem legal, um abraço,
    Ricardo

  12. guilherme   •  

    Boa Noite, estava pesquisando a ideia do container e achei o seu blog,

    estou montando uma casa na praia e vou contrui-la com containers =)

    seria otimo pegar umas dicas mais aprofundadas!

    desde já obrigado

  13. AdBr   •  

    Olá Patrícia, parabéns pelo projeto! Eu sou de Uberaba Minas Gerais e por aqui estamos correndo para construir uma casa de uma família carente que possui um terreno e o perderá se nada for construído até Maio. Me interessei pelas inúmeras vantagens desse tipo de construção e também por toda a estática, mas gostaria de tirar algumas dúvidas. Este é um projeto que compensa financeiramente mesmo se levando em conta os custos com serralheria? Qual quer tipo de serralheria realiza esse tipo de serviço ou é necessário que se procure alguma especializada? Nesse projeto estamos pensando em utilizar também COB, você conhece esse material? Na sua opinião é um material compatível com o material do contêiner?
    Desculpe o incômodo e obrigado! adlerhenriqueob@yahoo.com.br (Caso queria responder aqui mesmo e já sanar posteriores dúvidas de outros leitores não tem problema, obrigado.)

  14. Luís Júlio   •  

    Olá, vocês poderiam compartilhar mais informações sobre esse projeto, pois já a algum tempo venho pensando nisso, cheguei a pensar que no Brasil as dificuldades fossem maiores.
    Obrigado

  15. Jonathan   •  

    Oi achei fantástica a idéia, eu gostaria de saber se a casa foi concluída e se possível do percentual economizado se fossa uma casa de estrutura normal.

  16. Valeria   •  

    Olá, muito legal o post, estou desenvolvendo meu trabalho de TCC sobre casas containers e estou procurando informações sobre revestimentos, se precisa fazer algum tratamento especial nos containers utilizados, como foi feita a parte elétrica e hidráulica. Obrigada.

  17. RAFAEL REIS   •  

    OLA, primeiramente parabens pela iniciativa, pois são poucos que tem coragem de fazer, falar é facil mas agir é bem mais demorado. Mas queria saber se voces tem mais fotos do projeto? e como esta o processo?

    e se possivel me mandar email com mais detalhes de valores e tais.

    obrigado.

  18. Ramira   •  

    Oi

    Meu pai e meu marido estão com essa ideia, pois comprei um terreno e preciso me mudar de forma “barata”.
    Vc tem como mostrar o projeto do seu conteiner, pq não consigo ter ideia…
    Obrigado

  19. Paulo   •  

    Tenho esta idéia em mente ja ha algum, tempo. Vocês ja concluíram a casa, tem fotos atuais? Imagino que deu o maior trabalho pra achar profissionais pra tudo né, porém gostaria de umas dicas sobre tudo. Tenho um terreno e penso em levantar minha casa-container o mais breve possível. paulinhorgr@yahoo.com.br
    Grato

  20. Claudio Luiz   •  

    Boa tarde sou de Aracaju/Se e quero saber se existe desvantagem em usar a casa conteiner no nordeste onde nossa temperatura ambiente não é inferior a 30º e se vocês usaram a energia solar em algum ponto da casa?
    Obrigado.

    • patriciamelo   •     Author

      Olá Claudio existem vários projetos feitos com containers principalmente na África, que é tão quente como aqui no Brasil. O importante é que o arquiteto faça um projeto de valorize a circulação de ar pelos ambientes, aposte em soluções de fachadas e tetos verdes por exemplo, um acabamento termo-acústico de lã de rocha, entre outros fatores que ajudaram a deixar a casa mais arrejada.
      Aproveitar a quantidade de sol que existe no nordeste para gerar energia é quase que uma obrigação Claudio e seu projeto deve ter com certeza.

      Espero ter podido ajudar.

  21. Michele   •  

    Boa noite Patricia, gostaria de mais informações sobre os métodos que você usou. Já visitei uma loja feita de container, mas fui informada que a qualidade térmica era muito ruim, e que era necessário o uso de ar condicionado, tanto no frio, quanto no calor. Além disso o barulho também incomodava.O que você fez para resolver esses problemas? Se você puder colocar o link do facebook que você comentou que tem mais informações sobre esse assunto também, iria me ajudar muitissimo!. Adorei a matéria, parabéns, ótima iniciativa!

    • patriciamelo   •     Author

      Olá Michele para o isolamento termo-acústico você deve usar drywall com lã de rocha que é a mas resistentes delas.

  22. Luiza de Albuquerque   •  

    Olá Patrícia, fico muito feliz de ver que as pessoas estão por aí não apenas tendo ideias legais mas colocando-as em prática! Parabéns pela coragem e determinação de vocês.

    Espero em breve poder estar construindo um lugar que eu e meu marido chamemos de lar e que ele seja baseado nos princípios da sustentabilidade. Eu já pensei muito em bioconstrução, mas ultimamente a ideia da casa container tem me seduzido bastante. O único problema é que moro no Nordeste… e além do receio da casa ficar quente, o maior problema mesmo é o custo para o transporte dessa Casa-container, já que até hoje eu só encontrei empresas especializadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. =(

    Junto-me ao coro para quando puder, colocar fotos atualizadas de seu lar!

    Obrigada e boa sorte!

  23. Michele Xavier   •  

    Qual não foi minha surpresa em abrir a sessão container do blog e ver que sua inspiração foi com o projeto da Livia, atualmente minha arquiteta em uma casa container de mais de 100 metros quadrados.
    Como ficou o seu projeto/construção?
    Abraço.

    • patriciamelo   •     Author

      Ainda estamos em andamento com ele Michele, estamos em busca de um patrocinar para nos ajudar a finaliza-lo.

  24. Lili   •  

    Oi, onde compraram o container? Quanto custou? Moro longe de SP (Mato Grosso), será que transportam para outros Estados? Abs.

  25. Toufic   •  

    Prezada Patricia.

    Vocês já pensaram em construir um condominio de containers e a partir daí alugar os mesmos?
    Em relação a aprovação, impostos, entraves burocráticos dos órgãos públicos, como tudo isso funciona?
    Abs
    Toufic.

    • patriciamelo   •     Author

      Não Toufic, nós nunca pensamos em construir um condomínio de containers. Quanto a esta parte burocrática é necessária a supervisão e acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro que cuidará de toda essa parte.

  26. Emil   •  

    Olá Patricia,
    Estou louco pra fazer uma casa container. Bom saber que o isolante termo acústico realmente funciona. Gostaria de saber em relação a custo, é realmente mais barato que uma casa de alvenaria? E quais as maiores dificuldades que vocês encontraram para realizar o projeto? E quais dicas e conselhos dão aos que querem se querem fazer uma casa container? Abraço e parabens pela iniciativa.

  27. Luna Macedo   •  

    Olá, gostaria de parabenizar pela ideia, também estou pensando em construir uma casa de container, poderia me informar mais ou menos quanto ficou o custo total, ou então o valor dos containers?!
    Fico no aguardo e obrigada por enquanto!!
    Att,

    Luna Macedo

    • patriciamelo   •     Author

      Olá Luna, o custo total irá variar em relação a metragem do projeto, quantos containers serão usados, entre tantas outras variáveis, então não tenho com o te passar.
      Quanto ao valor dos containers isso também irá variar de acordo com a data de fabricação, estado de conservação e quão longe do porto você mora. A maioria das empresas que vendem containers ficam no porto, então o valor do frete irá variar de acordo com a distância em que você se encontra.
      Mas no geral o container DRY 20′ usado sairá por volta de R$5.000 e o container DRY 10′ R$10.000.

  28. claudia   •  

    Ola.Estou interessada em construir uma casa em container,mas estamos encontrando dificuldades em relaçao aos materiais utilizados para forraçao,piso,banheiros.Se puder me dar algumas dicas ficaria muito grata.abçs.

    • patriciamelo   •     Author

      Olá Claudia, procure alguém especializado em Drywall que ele vai te ajudar com todos esses detalhes.

  29. christian   •  

    Nossa fantástico!!! Eu estou na mesma onda de vocês e estou a procura de preço de container e mão de obra, trabalho numa fabrica de esquadrias de aluminio da linha suprema por isso não temos soldador e isso dificulta o projeto.

    Mas mesmo assim, estou decidido pela casa container. Além disso gostaria de saber se uma casa container é um bem móvel ou imóvel? Essa é uma pergunta para qual até agora não tive resposta, se pudessem me ajudar.

  30. Gustavo ribeiro   •  

    Gostaria de ver uma foto, do resultado final. Teria como me mostrar?

  31. Bruna   •  

    Oi bom dia eu e meu marido estamos nessa vibe tbm estamos amadurecendo esse projeto mesmo com tantos comentarios negativos nossa ideia é começar com o mesmo tamanho que vcs, entreem contato comigo quero trocar idéias, ja que moro em uma cidade de interior não encontrei ngm querendo compartilhar o assunto obrigada aguardo respostas

  32. Patrícia   •  

    Oi, não me recordo onde vi essa ideia de casa container mas fiquei encantada! Comecei a pesquisar e vi que no exterior já esta sendo bem utilizada, né. Queria que você colocasse mais informações sobre valores ou onde encontrar containers para comprar!!
    Seu blog é lindo!!! Adorei!!!! Descobri o endereço na revista “Decore sua casa” Nº 32! e me apaixonei, vou utiliza-lo bastante, com certeza!!!

    Obrigada!

  33. andre   •  

    Estou muito curioso para ver fotos do interior para ter ideia de tamanho (nocao de espaco mesmo)…
    ficaria muito grato se me enviassem imagens internas por email, ou postassem aqui no blog.

    Atenciosamente, André;

  34. Vinina   •  

    Olá Patricia, tudo bem?
    Estou muito interessada em fazer uma casa container, mas estou preocupada com o calor. Moro em Petrolina, Pernambuco e aqui quase não chove. Você acha que as alternativas de revestimento apresentadas solucionam esse problema? Qual a durabilidade de uma casa dessas?
    Obrigada
    Abraço

    Vinina

  35. melissa Mendonça   •  

    Boa tarde,

    Gostaria de informações de como são os procedimentos em prefeitura e onde encontramos pea comprar os containers?qual a faixa de preço? Eles tem varias medidas? Como funciona o isolamento dele?

  36. Davidson   •  

    Olá muito legal seu post !! Estou querendo comprar uns containers tb, na verdade algum lugar que ja faça e entregue !!! Vc sabe ? moro em Juiz de Fora – MG

    Abração

  37. Ricardo Oliveira   •  

    Olá Patricia, pelo que vejo em seu blog, existe muita gente interessada em casa de container.
    Venho por alguns anos pensando neste seguimento de negócio sustentável.Não só para trabalhar com construção deste tipo de moradia, como também construir a minha casa de container.Sou empresário do setor de construção civil e durante os seis últimos anos estava no seguimento de construção de galpões industriais aqui próximo à Belo Horizonte onde resido.Quero parabeniza-la pela iniciativa não só de construir sua cada de container como também abordar o assunto que muita gente tem dúvidas.Me coloco a disposição para trocarmos idéias e quem sabe algum tipo de parceria que venha nos ajudar a divulgar cada vez mais este tipo de habitação que ao meu ver se encaixa muito no perfil de nós Brasileiros.
    Gostaria de ver a sua casa quando pronta.Envie fotos.
    Abraços.

  38. Claudinei Sabo   •  

    oi, estou começando a fabricar casas e escritórios de container, gostaria de me informa mais a respeito, da s parcerias de como eu posso conseguir levar essa ideia a frente, se for possivel gostria que me mandasse algum progeto, pra eu dar uma olhada.

  39. Beatriz   •  

    Queria saber se a casa container é passível de ampliação com o tempo. Minha idéia é começar com uma casa com sala e cozinha espaçosos para receber amigos, terraço, uma suite e um lavabo e posteriormente outras 2 suites. Tenho um sítio no sul de MG

    • patriciamelo   •     Author

      Sim Beatriz, com os containers é muito mais fácil ampliar uma casa, mas o melhor é já tentar fechar o projeto final para não precisar ficar refazendo cortes. Remendar uma abertura no container é mais difícil que fechar uma parede e derrubar outra.

      Um abraço,

      Patricia Melo | Remobília

  40. julio cesar vicenzi   •  

    Ola tenho a mesma idéia que vocês tiveram estão de parabéns, gostaria de saber onde e como voçês conseguiram os containers questão de valores e transportes, sei que é um projeto housado onde temos muitas criticas mas isso é a revolução da construção civil, gosto muito também do steel frame.

    • patriciamelo   •     Author

      Olá Julio, nós compramos de uma revendedora autorizada no porto de Santos com o transporte incluso, só tivemos que alugar o guindaste para retira-los e encaixá-los no lugar.

      Um abraço,

      Patricia Melo | Remobília

  41. Smart Decora   •  

    Boa tarde, acharam interessante a ideia de morar em uma casa em container?

    A Smartdecora é uma empresa especializada em todo tipo de construções em container. Com vasta experiência no ramo, executamos casas, plantão de vendas, lojas, franquias de restaurantes, foodtrucks, hoteis e muito mais, tudo isso em container!

    Entre em contato conosco para realizar seu projeto.
    E-mail: vendas@smartdecora.com.br
    Para mais informações visite nosso site: http://www.smartdecora.com.br

  42. Samantha   •  

    Olá Patrícia, onde vc mandou cortar o container, pq li em alguns lugares que é difícil achar essa mão de obra, no mais, quem colocou portas e janelas? Gradeio desde já.

  43. Elissana   •  

    Olá Patricia parabéns pelo projeto!
    Vou abrir uma Cafeteria em container aqui em Teresina-PI. Encontrei seu blog pesquisando na internet em busca de empresas especializadas em reciclagem desses containers, mas ainda não tive nenhuma noção de quanto custa. Vou utilizar 3 que medem apx 12m por 2,90m. Você acha que irei gastar mais ou menos quanto para reforma-lo, incluindo isolamento térmico, forro, piso, instalação elétrica, hidráulica…?????
    Se puder me ajudar… agradeço
    Bjos

    • patriciamelo   •     Author

      Oi Elissana, não posso te dizer ao certo quanto você irá gastar, por que não faço ideia de quanto é o custo de mão de obra em Teresina. Aconselho você fazer ao menos 3 orçamentos com diferentes fornecedores em todos os itens, pesquisar bastante e ter certeza de que o fornecedor escolhido saiba, ou ao menos tenha uma noção, de como é o trabalho com container.

      Um abraço,

      Patricia Melo

  44. Sandra   •  

    Nossa que coisa boa saber que tem tanta gente compartilhando da mesma idéia que eu e meu marido. Gostaria de saber mais sobre sua experiência, fotos, etc…. Vamos trocar email’s?

  45. Mayra Amaral   •  

    Ola. estou muito interessada em fazer uma casa container e acabei encontrando o seu site.

    Gostaria de tirar uma duvida q nao localizei em nenhum site em portugues( Nao sei ingles ) Os container tem dada te validade para ser usado no porto, mas e em relacao a casa?Depois q “construirmos” ele tem validade?Outra coisa tb eh que eu vi em alguns sites falando q nao necessita fazer fundacao outros dizem q precisa….quem esta certo?

    Voces saberiam me dizer? Sua casa ja esta terminada? Seu jardim ficou lindo! Parabéns!

    Eu vi que existem empresas que vendem a casa pronta porem uma de 12X2.5 custa mais de 30 mil reais.Com certeza comprar o container e fazer ela do inicio deve sair mais barato considerando um conteiner usado de 5 mil reais, ne?

    Abraco e parabens!

    • patriciamelo   •     Author

      Oi Mayra, se você fizer sempre a manutenção do contêiner para evitar que ele se deteriore com o tempo a data de validade será indeterminada.
      Se você não vai empilhar containers para fazer mais de 1 andar, ou seja, se usar somente containers no térreo, você não precisa de fundação. Mas suspender os containers é importante para favorecer a ventilação e a durabilidade deles por não ficarem em contato com possíveis poças de água.
      Nossa casa ainda não está concluída, estamos ocupando atualmente só o térreo. Nosso jardim ainda não está pronto também, mas mesmo assim obrigada. Fazer sozinho sairá mais barato por que não terá o lucro da empresa construtora, mas você deve entender que este é um tipo de construção bem diferente do convencional, então achar a mão de obra que entenda o que você quer fazer pode der bem estressante. Pode parecer um valor alto a ser pago por uma construção desse tipo, mas a rapidez com que ela é concluída, além de fatores como sustentabilidade e o não desperdício de material são bem recompensadores.

      Um abraço e espero ter ajudado.

  46. Everton   •  

    Olá Patricia, Primeiramente quero parabeniza-la pelo maravilhosos projeto. Em algum momento você menciona que usou lã de pet em um certo ambiente e lã de vidro em outro, gostaria de saber qual a diferença?

    Aguardo Resposta!

    • patriciamelo   •     Author

      Oi Everton, aqui em casa eu só usei lã de vidro. Existe uma classificação para a capacidade termo-acústica dos isolamentos. A lã de pet é a mais fraca e portanto a mais barata, se a casa não for ficar completamente exposta ao sol vale usar essa opção. A lã de vidro é a intermediária e a lã de rocha a mais eficaz e portanto a mais cara. Minha sugestão é usar lã de vidro nas paredes e lã de rocha no teto se você não for fazer nenhum tipo de cobertura.

      Um abraço,

  47. Ceiça Santos   •  

    Ola,gostei tanto da sua casa, mas vc nao poderia por mais fotos de como ficou a escada para o segundo andar e a distribuiçao q fez na parte de baixo? Anciosa pra ver, Tenho q decidir como farei e rapido, por favor, pode mandar umas fotos de como ficou por dentro?? Obrigada.

  48. Everton   •  

    Patricia, bom dia,

    Agora que já esta morando na casa, gostaria que me dissesse qual a sensação térmica nesse calor? O isolamento térmico ajudou muito? Em relação a ventilação, você pensou nesse item ou favoreceu mais o isolamento térmico em si? você priorizou os materiais sustentáveis ?

    Atenciosamente.

  49. bruna cury   •  

    olá Patricia,

    Eu vou começar a desenhar a minha casa que eu quero que seja feita com containers, so que meu marido insiste pela alvenaria como decidimos que o projeto que saísse mais barato e fácil era o vencedor, eu gostaria de saber como que foi feito os cortes de janelas e portas, pela empresa que vendeu os containers ou contrataram alguém para fazer os cortes.

    • patriciamelo   •     Author

      Oi Bruna, nós contratamos um serralheiro para fazer os cortes e montar as molduras onde foram fixadas as portas e janelas.

      Boa empreitada pra você 🙂

  50. Vantuir   •  

    Olá Patrícia,

    Assim como o pessoal aí de cima, lhe parabenizo pela obra e também por esta preocupação ambiental. Moro em Cascavel – PR e há algum tempo venho pesquisando sobre a construção de casas com container… Gostaria de saber como foi o processo de aquisição dos dois containers, especialmente a contratação de frete e locação de caminhão para descarga. Pergunto pois atualmente com os custos de frete, o transporte acabe ficando mais caro que o próprio material. Obrigado!

  51. Dragica   •  

    Olá
    adorei seu blog
    poderia mi dizer quanto custaram as sapatas
    muito obrigada

    • patriciamelo   •     Author

      Oi Dragica, nos custaram R$ 400,00 de mão de obra, mas não me lembro do custo do material.

      Beijos!

  52. Felipe Vieira   •  

    Olá Patricia.

    Parabéns pelo projeto e dicas. Fiquei muito empolgado com a história de vocês a respeito da casa contêiner. Estou procurando informações a respeito de fazer eu mesmo, seguindo o exemplo. Fiquei curioso quanto ao restante das etapas. Vi pelo post que foi feito um resumo. Será que tem algo mais detalhado? Mais fotos do interior, banheiro, informações sobre o que fizeram e o que pediram para fazer. Os cortes das portas e janelas. Enfim. Parabéns novamente.

  53. george   •  

    gostaria de saber mais sobre o teto verde que pretende instalar, vc já tem as diretrizes para instalação? como vai ser feito? se precisa fazer alguma preparação?

    • patriciamelo   •     Author

      Ainda não fizemos nosso telhado verde George.

  54. Adilson Cardoso   •  

    Olá! Estou interessado em saber mais informacoes sobre essa casa container. Estou querendo construir uma,
    Você poderia me passar mais informacoes sobre a sua experiência na casa container. Quais os revestimentos utilizados (pisos e paredes). Aguardo contato. Obrigado, Adilson

  55. Gabriel Rocha   •  

    Patrícia, parabéns pela iniciativa e continue.

    Creio que esse é o futuro da construção civil.

  56. Louistelson Moreira   •  

    Bom dia, sou engenheiro civil e quero construir em Cuiabá minha casa, quero ela o máximo sustentável, o container é uma opção viavel e de extremo bom gosto. Minhas duvidas são quanto a detalhes dos revestimentos, visto que não temos mão de obra especifica terão que ser treinados.
    Fico no aguardo

  57. Carolina   •  

    oi Patricia, eu adoro sua casa e fico louca aki(to perdida no site,rsrsrrs) com essa lindeza toda, eu tô louca para construir a minha tbm, mas a crise n ajuda…. eu qria saber se vc já comprou o container cortado, ou se contratou alguem para cortar, se pode ser um serralheiro comum… o mais barato q encontrei foi 7500 com frete para contagem mg, e eu tô meio perdida…. faço mil projetos pq tbm temos q gastar o minimo possivel, mas eu qria no minimo 2x40hc… muitassssss duvidas…. eu tbm qria saber sua opnião… temos um lote ingreme em relação a rua mas c o topo semi-nivelado totalmente pago c uma vista incrivel e num posicionamento otimo, super sombreado e 50 mil no banco, acha q já dá p fazer o basico e sair do aluguel? me ajudaaaaaaa?!?

  58. Ana Elisa Lebron   •  

    Olá Patricia , eu já tenho o projeto da minha casa container pronto,já pesquisei tudo a respeito do assunto,os container já estão praticamente comprados. Sei que todos falam que o isolante térmico e acústico é seguro mas fico com medo mesmo assim. É por isso que não comecei a construir ate hoje, receio de ficar calor de mais e fazer muito barulho! Realmente esses isolamentos são seguros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *