Banquinho Remobiliado II

E cá estamos nós com mais um banquinho da série Remobília!!

Este foi salvo na casinha de lixo do meu prédio. As vezes meus vizinhos resolvem fazer uma limpa em casa e despacham alguns móveis, e eu não perco a oportunidade de resgatá-los quando possível. Tenho muito que agradecer a estes meus vizinhos desapegados hehe.

O problema deste banco pra ser abandonado é que o tampo estava com uma parte meio quebrada, fora os riscos na pintura. Resolvi que seria melhor tirar a parte quebrada e pintar o restante do tampo, pois na verdade esta era apenas uma camada de um mdf que ia por cima da madeira que fez a fixação dos pézinhos.
antes-e-depois-banquinho

Como em cada projeto há uma surpresa diferente, eis que quando tiro o mdf, o tampo debaixo estava com recortes para encaixe dos pés. Para corrigir isto precisei lixar a parte da madeira que estava mais em relevo e depois passei massa de madeira para uniformizar. Esperei até secar a massa e dei o toque final com a lixa.
antes-e-depois-banquinho-1

Só que antes de decidir nivelar o tampo eu comecei a pintar os pés do banco de vermelho sem ter retirado a tinta branca que estava embaixo, achando que seria boa ideia e vi que a coisa começou a ficar sem graça e minha criatividade estava meio restrita no dia.

Resultado: lixei o banco inteiro novamente para tirar toda a camada de tinta e comecei a pesquisar novas referências pra criatividade voltar a fluir.

Dica: sempre que for pintar seu banco de outra cor que não seja a cor que está nele, é bem interessante retirar esta camada de tinta, pois as vezes ela não segura a tinta que você resolveu passar por cima e qualquer coisa que encosta nela já descasca. Sugiro a utilização de um “raspador”comprado em loja de material de construção, para retirar a camada mais grossa de tinta, depois é só fazer o acabamento com a lixa. Fica bem mais fácil.
antes-e-depois-banquinho-2

Resolvido o problema com a tinta e a criatividade, me encantei pela madeira crua que ficou no banquinho e decidi que pintaria apenas uma parte, para dar uma cara mais diferente ( vocês sabem, não gosto de nada convencional) O tampo também foi pintada na mesma cor dos pezinhos.

Como este banco tinha um diâmetro maior, achei que ficaria um sucesso usá-lo como mesa lateral, foi isto que definiu o desenho do tampo, inspirado na estampa chevron, misturando alguns tons próximo ao laranja.

antes-e-depois-banquinho-3

Recomendo fazer a base do desenho com lápis bem fraquinho ou algum outro material que não apareça quando passar a tinta por cima. E também quando for fazer a pintura, os desenhos deverão ser marcados com fita adesiva para evitar que uma tinta fique sobreposta a outra no desenho.
antes-e-depois-banquinho-4

Finalizada a estampa, passei uma camada de verniz para segurar a tinta e evitar que risque ou manche, já que neste caso ela será usada com mesinha. Para acrescentar um diferencial, coloquei uma base MDF fazendo uma prateleirinha apoiada nos travamentos dos pés, para que o banco possa ser muito bem aproveitado.

O sucesso foi tanto que minha amiga designer Beth Mochinski aderiu a moda DIY e repaginou o mini banquinho da casa dela com uma estampa de botão, e ainda participou da montagem do ambiente para as fotos cedendo seu cafofo. antes-e-depois-banquinho-5 antes-e-depois-banquinho-6 antes-e-depois-banquinho-7

perfil-camila

  8Comments

  1. Jéssica Marangão Maciel.   •  

    Ficou fofo demais!!!
    E amei o coelhinho ajudante! hehe

    Abraços!

    • patriciamelo   •  

      A Phoebe é a coisa mais fofa né não? Beijos!

  2. Wesley   •  

    Amei esta ideia.
    Tenho 4 banquinhos em casa que vou renovar usando essa inspiração! =)

  3. Pingback: Triângulos por todos os lados! |

  4. Luis Prata   •  

    Adorei o resultado! Estou com uns banquinhos iguais a este e quero fazer o mesmo procedimento, mas estou em dúvida em relação à pintura. Pelo que vi vocês usaram Tinta PVA. Ontem fui na loja de materiais de construção me informar e me disseram que não era indicada para madeira. Vocês usaram primer, selante, alguma coisa do tipo? Essa tinta PVA foi diluída em água, solvente ou foi aplicada sem diluição? Help!

    • Camila Vieira   •     Author

      Oi Luis, me desculpe mas só vi agora sua pergunta.. para esse banquinho eu usei tinta PVA a base dágua sem diluir, comprei em uma loja de produtos para artesanato.. atualmente eu faço pintura de moldura de mdf, uso um primer a base dágua e uso a tinta PVA diluída com um pouquinho só de água.. o rendimento é bom e a fixação tambem.

  5. Pingback: Dicas para você economizar na hora de comprar eletrodomésticos e decorar a casa | Blog de decoração, decoração de salas

  6. Pingback: Camila Feriato | Remobília (DIY & Decor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *