Capa-2-Cafofo-Remobilia-Estilo-Collage

Apêzinho Collage Style na Espanha

Depois de muito tempo, cá estou eu para compartilhar um cafofo lindo com vocês que não é o meu, rs! Como de costume, nesse cafofo situado na Espanha, é a mistura de cores, estilos e materiais que fazem dele um perfeito cafofo Remobília!

Embora a gente saiba que não basta só sair misturando tudo à torto e direito pra se ter uma decoração bacana, nunca ficou muito claro pra mim como definir este estilo, tão amado e compartilhado nesse bloguinho.

Mas foi justamente em uma matéria, falando desse cafofo que eu encontrei finalmente a definição perfeita para esta mistureba primorosa que a gente tanto ama.

Collage Style é o nome dele, e como eu mesmo já falei antes, o tal do estilo colagem está muito mais relacionado a  improvisação da decoração, do que a um estilo  decorativo de fato, mas isso não quer dizer, mais uma vez, que você pode misturar cores, texturas e itens de mobiliário sem critério algum e chamar isso de colagem, por que mesmo a improvisação, deve seguir alguns parâmetros para se harmonizar.

O primeiro deles é a abordagem, quase sempre animada, original e que normalmente não demanda orçamentos caros, sobretudo pelo uso de materiais alternativos, peças garimpadas, herdadas ou repaginadas, contudo tudo isso pode virar contra você, se você colocar tudo junto de maneira caótica. Ao analisar este cafofo maravilhoso de perto, é possível observar como e por que o estilo da colagem funciona perfeitamente nele.

Cafofo-Remobilia-Estilo-Collage-22

Objetos antigos, como espelhos, lustres , vasos, pias e cestas, contrastam com as paredes predominantemente pintadas em branco e cinza claro. Devido às suas diversas origens e estilos, os itens tem o papel de adicionar sua própria personalidade para a composição, tornando-a colorida e versátil.

Detalhes coloridos simples e despretensiosos criam uma atmosfera de dias felizes e despreocupados no apartamento espanhol. Outro fator importante é luz natural em abundância.

Cafofo-Remobilia-Estilo-Collage

Pra mim aquilo que mais define o estilo collage aqui é a apropriação de diferentes estilos, no apartamento temos um pouco de vintage, um pouco de retrô, um pouco de boho, um pouco de industrial, fechando com alguns toques de provençal, sendo então o equilíbrio entre todos esses estilos, o fator determinante para a harmonização do ambiente.

Nenhum estilo se destaca sobre o outro, fazendo com que tudo funcione como um só, e é aqui que eu destaco também a palete de cores chave que se repete de várias formas em todos os ambientes da casa. Juntando esses dois fatores você pode criar então as suas próprias colagens de estilo.

Minha dica pra qualquer um que esteja se aventurando pela primeira vez nesse mundo cheio de nuances da decoração, é mergulhar de cabeça na pesquisa de referências, a gente não é nada sem elas. Leia todas as revistas que tiver acesso, pesquise na internet onde  sempre é possível encontrar novos lugares que compartilham inspirações de diversos estilos, se enchendo assim, de referências visuais que vão te ajudar a compor se próprio estilo.

Aqui no cafofo Remobília, a base do nosso estilo até pode ser o industrial, com os contêineres e tudo mais, contudo também temos um pouco de retrô aqui, um pouco de tropical ali, e um pouco de bagunça por toda parte também, que fica por conta do Arthur e a sua própria interpretação de onde as coisas deveriam estar, mas isso é, no final, aquilo que faz do nosso cafofo um lugar só nosso! ☺

  2Comments

  1. Andréa Codogno   •  

    Apaixonada! Lindo cafofo!

    • patriciamelo   •     Author

      Lindo mesmo, Andréa, a gente se sente em casa só de olhas as fotos!

      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *