Mesinha Lateral com Pé Palito

Para os apaixonados por DIY, toda caçamba e descarte de materiais é o paraíso. A um tempo atrás comprei na Leroy Merlin umas peças de compensado que eles vendem por um valor absurdamente barato, pois são retalhos que sobraram dos cortes das chapas maiores. Eles cortam em um tamanho padrão de aproximadamente 30cm e vendem super baratinho. Quanto mais você compra, mais barato fica.


E lá fui eu com o carrinho cheio de compensado, osb e mdf passeando pela loja. A princípio tinha feito uns nichos quadrados para o ateliê do cafofo mas queria algo mais evoluído que isso. Por isso resolvi desafiar meus dons em marcenaria e montei um criado lateral com gaveta e nicho! Acompanhem essa arte!

Materiais:

– pedaços de compensado.
– Pé palito de 30cm.
– cola branca.
– massa para madeira.
– lixa para madeira.
– base para artesanato.
– tinta (eu usei tinta laca e tinta pva)
– corrediça para gavetas.
– furadeira.

Primeiramente utilizei um dos nichos que eu já tinha montado, ele foi colado com cola branca e parafusado com parafuso para madeira. Recortei com a serra tico-tico a divisória que fará o nicho e as parte das gavetas. Confesso que deu trabalho tentar fazer os cortes retinhos, mas o que ficou torto eu ajustei na lixa depois. Se você tiver uma serra circular fica mais fácil. Maas na falta de equipamentos, até um serrote vale.
A peça que faz a divisória entre o nicho e a gaveta eu colei com cola branca, pois não queria que o parafuso ficasse marcado na parte superior.

Para esconder os parafusos e alguns furos que tinha no nicho, utilizei a massa para madeira, que parece uma massa corrida e cobre bem estas imperfeições. Lixei toda a peça com lixa para madeira, começando com a mais grossa para tirar as ferpas e finalizei com a lixa mais fina para dar acabamento ( alô patrocinadores! Aceito uma lixadeira elétrica hehe…) Em seguida passei a base para artesanato que faz com que a tinta fixe melhor e não precise de muitas demãos. Após secar a base, lixei mais uma vez para dar acabamento.
O charme todo ficou por conta dos pés palitos da Agnolias, loja super parceira do blog e que sempre topam nossas ideias mirabolantes. Para este projeto eu utilizei o pezinho de 30cm. Eles já vem com os parafusos e os furos prontinhos para usar.

Para a pintura externa eu usei a tinta laca branca, aplicando com rolinho. Para acelerar a secagem entre uma demão e outra, usei o secador.
Para a pintura do nicho e da gaveta eu utilizei a tinta pva Nude da Suvinil, a cor tem um tom suave de rosa e fica super charmosa.
Para montar a gaveta colei as partes com cola branca, que garantem uma maior fixação entre as peças e depois usei os parafusos. A parte frontal da gaveta eu só colei pois também não queria que o parafuso ficasse aparecendo.
O furo que serve como puxador da gaveta eu fiz com furadeira e depois acertei com umas peças de lixadeira. Se você tiver uma serra copo é muuuito… mais prático.

Utilizei corrediça para gaveta e preciso compartilhar essa dica com vocês… façam sempre a parte de dentro da gaveta menor do que a parte frontal. Eu não me atentei a este detalhe e quando fui tentar encaixar a corrediça ela simplesmente não entrava pois a peça estava alta demais. Resultado: encaixei a gaveta e depois parafusei a corrediça nela, ossos do ofício né?

Foi um desafio super legal de fazer, pois percebemos que com materiais bem baratos nós podemos criar inúmeras ideias e economizar na decor do nosso cantinho sem perder o estilo.

E vocês o que acharam? A almofada nó é da Adri Cristina, que faz todos os seus produtos à mão e é super caprichosa! ❤

  5Comments

  1. Claudia   •  

    Suas “aulas” são demais!

  2. Raphael   •  

    Parabens pela matéria, me agregou muito

  3. marta   •  

    Parabéns!!! acho tudo lindo!!!

  4. Evelin   •  

    quanto você gastou ao todo ?

  5. Michele   •  

    Parabéns, ficou maravilhoso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *