Cachepot de Pano Sem Costura

O cafofo 306 entrou numa fase “põe mais planta que tá pouco!”. Não bastou a estampa super tropical com os flamingos no ateliê, eu queria mais e mais plantinhas em todos os cantos da casa. E para dar aquele charme que todo cafofo merece, vou compartilhar com vocês esse DIY de cachepot em tecido, sem precisar costurar (realização do meu sonho, já que sou péssima na costura) acompanhe aí:

Materiais:

– Tecido com a estampa que quiser.

– Cola branca.

– Vaso para ter a referência do tamanho.

Passo a passo:

Primeiro você vai precisar de duas tirar de tecido (uma que será o cachepot e a outra que será o detalhe da bordinha dobrada) que tenham o tamanho do contorno do vaso e mais uma sobra de 2 dedos aproximadamente. As duas partes precisam ter o mesmo comprimento.

Cole as duas tiras de tecido na maior lateral, com as faces direitas viradas uma para a outra. Esta parte será o acabamento da junção entre o tecido liso e o estampado (no meu caso). Você pode usar cola de tecido caso tenha em casa, como eu não tinha e tento resolver tudo com cola branca, posso garantir para vocês que dá certo também. Se preferir pode espalhar a cola com o dedo ou pincel para não ficar excessos.

Abra essas duas partes e se quiser use um ferro de passar ou até mesmo o secador de cabelo para fazer a dobra da bainha.  Ainda pelo lado direito, você vai colar as laterais e o fundo. Depois de secar bem a cola, pegue a parte do fundo e separe as duas faces do tecido, formando duas pontas. Use o ferro ou secador para facilitar a dobra. Esta será a base do seu cachepot onde o vaso vai ficar apoiado. A parte reta precisa ter mais ou menos o tamanho da base do seu vaso. No meu caso eu coloco um pratinho para a água não vazar, então usei ele como referência.

Em seguida dobre as pontas para o centro do quadrado e cole. Agora já pode virar o cachepot para o lado direito. Se preferir pingue um pouco de cola na parte de dentro para fixar o tecido que vai ser dobrado. Eu usei o secador para marcar bem o tecido e deixar ele mais firme na hora de virar. Ajuda também se o seu tecido for um pouco mais grosso, dando mais estrutura para a peça.

Aplique cola também no vão da aba que ficou na base do cachepot, assim fica com um acabamento mais bonito e mais firme.

Agora é só dobrar a borda na altura do seu vaso e customizar como você quiser! Eu fiz duas opções de estampa com alguns retalhos que tinha em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *