Decoração de salas de estar

A sala de estar é o cartão de visita da uma casa. Pode ser para receber amigos ou ainda um espaço para assistir tv, ouvir música e relaxar. Moderna, clássica, funcional ou pequena, não importa como é o espaço, sempre dá para explorar cores, elementos e móveis para deixar sua casa mais aconchegante e confortável. Basta usar a criatividade, seu estilo e personalidade.

Quem procura apartamentos para vender em Curitiba pode conferir imóveis com salas de estar de diversos tamanhos, desde as mais compactas, amplas e até com dois ambientes, combinadas com a sala de jantar. É só encontrar o imóvel ideal para você e que acomode perfeitamente a sua família.

O primeiro passo é dar uma boa olhada ao seu redor e analisar o espaço que você tem para trabalhar. Olhe o todo, as paredes, o piso, o tamanho do espaço, pense em toda a decoração, ou seja, naquilo que você realmente quer, para só então começar a botar a mão na massa.

Confira algumas ideias que você pode colocar em prática para ter uma sala de estar linda e elegante.

Paredes

Como já dissemos, é importante analisar as paredes. A pintura das paredes pode ser completa do teto ao chão, em todas as paredes, pode ser apenas em uma para destacar com uma cor diferente ou ainda usar texturas e revestimentos específicos na parede principal, a qual você deseja que se torne o ponto focal da sala de estar.

As cores claras e tons pastéis são mais adequadas para salas pequenas, já as vibrantes são mais adequadas para salas de estar grandes. As cores neutras como o bege, marrom ou cáqui são sempre agradáveis e as salas coloridas podem levar um toque de amarelo, azul ou verde escuro por exemplo. Apenas fique atento à incidência de luz solar porque isso pode gerar outros tons em diferentes horários do dia.

A textura para paredes é uma técnica de revestimento aonde são feitas ranhuras nas paredes, que ajudam a criar inúmeros efeitos decorativos e visuais inovadores, que vão do mais rústico ao bem moderno e atual. Há tintas específicas para fazer texturas que são facilmente encontradas no mercado.

Para um ar de requinte, os revestimentos para paredes com cores e materiais como o vidro, resina e pedras naturais são perfeitos. As aplicações de porcelanatos são ideais para quem praticidade, pois são materiais fáceis de limpar e dão um efeito sofisticado combinado com os móveis, iluminação e o que mais você quiser colocar na sua sala. Se você quer criar um ambiente acolhedor, aposte em tons quentes e revestimentos como a madeira. Vai ficar um luxo!

Piso
Para definir o piso da sua sala pense na funcionalidade. Se você mora em uma cidade fria, como Curitiba por exemplo, pode usar tapetes que ajudam a manter o ambiente mais aquecido e evitar que você pise diretamente no chão, caso você goste de andar descalço em casa. Os pisos laminados e os revestimentos vinílicos que imitam madeira ou outros tipos de materiais, também são indicados para quem mora nas regiões mais frias. Esses materiais apresentam um conforto térmico melhor em comparação aos pisos frios de cerâmica, além disso, absorvem melhor os ruídos do ambiente quando comparado com pisos de porcelana. Nesse sentido, são melhores para quem gosta de ouvir música no volume mais alto ou reunir muita gente para conversar e dar boas risadas.

Os pisos de madeira são os clássicos e os de cerâmica são elegantes e também práticos para limpar.

Elementos decorativos e iluminação
Decorar com espelhos e valorizar a iluminação torna um sala de estar mais ampla.

O gesso é um elemento que oferece muitas possibilidades. Com ele dá para fazer as sancas, que são detalhes no teto, divisórias e ainda acabamentos na sua sala de estar. Para quem quer ousar na decoração, é possível fazer um teto rebaixado, o chamado forro de gesso, onde são embutidos todos os canos e fios, lâmpadas de led, spots e plafons, criando um clima sofisticado no ambiente. Os projetos de iluminação levam gesso para criar composições para direcionar o foco da luz para objetos de decoração, deixando um ambiente com uma iluminação mais suave ou mais forte do que outro.

E por falar em iluminação, as luminárias de piso ou abajures flexíveis ficam ótimos próximo a mesas ou ao lado da poltrona ou sofá. Os lustres são ideais para completar a decoração da sua sala de estar.

Móveis

Para escolher o sofá perfeito para a sua sala, opte por aquele modelo que alie beleza e conforto. Observe o tamanho, as proporções, cores, tecidos, densidade e o estilo da casa. Muitas vezes o sofá quem fica na sala é usado para receber as visitas e também para ver televisão. Os tecidos macios com tramas de algodão, camurças, veludos e sedas são mais confortáveis, já os modelos de couros naturais ou sintéticos facilitam a manutenção, ainda mais quando há crianças, cães e gatos em casa.

Completar o ambiente com poltronas e pufes também garante lugares para todos em uma sala de estar.

Para acomodar a tv, os painéis cobrem perfeitamente os fios, enquanto as prateleiras e nichos flutuantes deixam o ambiente leve.

As mesinhas laterais podem ser utilizadas para preencher espaços e as mesas centro podem levar outros artigos de decoração como vasos e velas. Mas atenção, se a sala for muito pequena é aconselhado a não utilizar a mesa de centro no ambiente, pois atrapalha na circulação e acesso.

Quando for escolher os artigos de decoração, tome cuidado com aqueles que são muito frágeis e que podem se quebrar e machucar, como por exemplo, vidros e cristais. Se na casa houverem crianças pequenas, isso pode se tornar um perigo.

Você está procurando a casa ideal para colocar todas essas dicas em práticas? Pesquise os sobrados à venda em Curitiba ou ainda saiba mais sobre o aluguel de casas em Curitiba. Certamente irá encontrar o imóvel ideal para decorar a sala de estar dos seus sonhos, seu jeito e estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *